Metal Wolves - True Liberty Voice
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


METAL WOLVES Somos as Vozes da Verdadeira Liberdade. DESCRISTIANIZE-SE
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Thelema. *

Ir para baixo 
AutorMensagem
Orgio Magnus

Orgio Magnus


Posts : 15
Join date : 14/07/2009
Location : Curitiba

Thelema. * Empty
MensagemAssunto: Thelema. *   Thelema. * Empty16/7/2009, 11:48 am

Thelema se refere à doutrina ou filosofia religiosa difundida por Aleister Crowley a partir de 1904 nos moldes propostos pelo Liber AL vel Legis, publicação recebida por uma entidade auto-denominada "Aiwass", ministro de Cultura de Hoor-par-Kraat (o Deus Hórus).
De acordo com a filosofia thelêmica, o ser humano está afastado de sua condição divina não pela encarnação, conforme pregava, por exemplo, o gnosticismo, e sim pela simples não-conscientização desta natureza. Essa falta de consciência seria mantida por uma série de fatores, dentre os quais podem-se citar o conceito de pecado (enquanto restrição artificial dos impulsos naturais), o egocentrismmo e a entrega à vontade alheia ou aos vícios q no conceito thelêmico referem-se a qualquer atitude q controle a vontade ao invés de ser controlada por ela. Assim, cabia ao ser humano buscar uma profunda auto-consciência, chegando assim ao conhecimento do q foi chamado de Verdadeira Vontade (Thelema, do grego vontade), o objetivo primal da encarnação de um espírito individual.

Segundo Crowley um dos caminhos desta busca pelo auto-conhecimento passava pela experimentação dos próprios limites. Mas essa experimentação, q por muitos podia ser vista como mera libertinagem ou imoralidade deveria sempre ser executada com rigor científico, imparcialidade e permanente refinamento. Assim qualquer ato na vida passaria a ser uma ferramenta através da qual cada um poderia obter um profundo conhecimento de sua própria psiquê.
Esse sistema é representada no duplo enunciado da chamada Lei de Thelema:"Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei". ("Do what thou wilt shall be the whole of the Law"[)
"Amor é a lei, amor sob vontade". ("Love is the Law, Love under will.")

Nesta injunção (chamada de "a mais libertária das leis e a mais restritiva das leis") a pessoa é chamada a descobrir sua verdadeira natureza (o "tu" do primeiro enunciado) e, através desse conhecimento, submeter-se por completo à sua Verdadeira Vontade, deixando de lado todo e qualquer vício, capricho ou desejo q possa desviar seu caminho desse fim último.
O sistema thelêmico prescinde dos conceitos de "bem" e "mal" absolutos uma vez q lida com a individuação plena do ser humano, o q transforma todo ato em algo relativo. Por outro lado, prega também a necessidade de uma disciplina absoluta para q os caprichos não sejam confundidos com a Vontade, o q levaria ao afastamento da mesma, e de uma completa responsabilidade sobre sua própria vida, pois não há deuses externos a quem pedir auxílio ou demônios fora de cada um q possam servir de bodes-expiatórios.
[i]Tópico criado inicialmente por "Marcos" na comunidade do orkut.[/i]
Ir para o topo Ir para baixo
 
Thelema. *
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Metal Wolves - True Liberty Voice :: Debate :: Informação e Debate-
Ir para: